Com lidar com os problemas da vida
Vida

Como lidar com os problemas, os desafios, as dificuldades e os obstáculos.

Diante de tantos desafios, como lidar com os problemas e adversidades da vida?

Com lidar com os problemas da vida
Ao longo da minha trajetória de vida descobri uma técnica muito interessante que me auxiliou a melhorar a qualidade dos meus pensamentos e dos sentimentos, assim como, a solucionar os problemas/dificuldades de forma mais amena.

Confesso que no início eu não acreditei, porque parecia algo muito simples e geralmente pensamos que tudo deve ser complexo.

Isso é um grande equívoco, pois, as verdadeiras soluções surgem a partir de pequenas reflexões.

Neste aspecto há um grande problema, ou seja, o ser humano sempre acreditou que tudo deve ser complexo.

“Serenar a Mente”. Uma técnica poderosa.

Descobri que a melhor maneira de extrair os grandes e elevados pensamentos é quando a mente está serena, pois, neste momento ela está livre de qualquer interferência do ambiente externo.

Nos momentos pesados da vida, nas lutas e desafios, quando surgem os grandes embates, o que de melhor podemos fazer nestes momentos é “serenar a mente”, tranquilizar o nosso “ambiente interno”, e não tomar decisões precipitadamente.

Os melhores pensamentos não surgem se o ambiente interno “ambiente mental” está tumultuado, pelo contrário, quando somos levados por pensamentos opressores, geralmente tomamos decisões a partir deles e na maior parte das vezes, essas decisões são equivocada, consequentemente os resultados sempre são desagradáveis.

O hábito de “serenar a mente” pode ser inserido de maneira imediata na rotina diária, cabe a cada um descobrir a melhor maneira, porém, se eu fosse dar uma dica, aconselharia as pessoas a reservarem um período do dia para refletir, preferencialmente em locais diferentes de onde estão os maiores problemas e nunca tomar decisões sem pensar e refletir.

Sempre temos pelo menos um minuto para pensar em tudo, e esse é mais um segredo para a tomada da melhor decisão.

O fato de eu ter tomado muitas decisões por impulso, sem pensar e sem refletir por, pelos menos, alguns minutos, ocasionou muitos problemas e dissabores de toda ordem.

Por isso, concluí que eu mesmo era o causador desses problemas, pelos quais poderiam ser evitados se eu tivesse ativado, naqueles momentos, a função reflexiva da mente.

Na verdade eu deveria deixar de lado o ego e a vaidade, que só me prejudicavam.

Qual deve ser a minha atitude quando surge um problema? Como lidar melhor com os problemas?

Para solucioná-los, o ideal é visualizar de “fora da caixinha”, ou seja, “olhar por cima” e entendê-lo como uma tarefa a ser resolvida.

É preciso se colocar “fora do problema” para entendê-lo. No entanto, quando se está “dentro do problema” é difícil trata-lo, pelo simples fato de haver um envolvimento exagerado com ele.

Acredite ou não, as grandes soluções surgem quando estamos com a mente serena, ou seja, com a “mente limpa”, longe de qualquer ambiente que possa trazer à tona as preocupações.

Compreendo que os problemas são “externos”, é algo que está fora, portanto, jamais pode atrapalha o ambiente interno.

As angústias são naturais na vida das pessoas, mas, ao fortalecer a mente, ao fortalecer o “ser interno” e se conhecer de verdade, é possível combater qualquer pensamento ou sentimento adverso que possa surgir.

Compreendo que os problemas são da forma que os vejo, quer dizer, são do tamanho que os percebo.

“Os problemas podem ser grandes ou pequenos. Cabe a cada pessoa determinar o seu tamanho”.

O que pode ser um problema para mim pode não ser para outra pessoa.

E isso me faz compreender que quem cria ou aumenta o tamanho dos problemas é a própria mente, por isso, “é possível desenvolver o hábito de suavizá-los, não os deixando maior do que realmente são”.

Eu me preocupava demais com coisas pequenas e insignificantes, assim como, atribuía uma importância muito grande para qualquer problema. Se algo não ocorresse da forma que eu desejava, me sentia mal, meu ambiente interno mudava completamente.

Algo que sempre me prejudicou muito foi a busca pela perfeição.

Mesmo na fase adulta, ainda podemos ter alguns “vilões” dentro de nós, que inibem nossa evolução.

Cheguei a uma importante conclusão:

Todos podemos ser um pouco melhor a cada dia. Não devemos buscar a perfeição, e sim buscar o aperfeiçoamento constante.

Eu posso buscar o aperfeiçoamento e a evolução, portanto, devo me esforçar para realizar tudo com muito gosto e dar o meu melhor; penso que essa constitui uma atitude nobre, que melhora os resultados ao longo da nossa jornada.

Sempre me esforcei para eliminar os pensamentos que me atrapalhavam, porém quanto mais atenção atribuía à eles, se tornavam cada vez mais intensos.

Desta forma, pude compreender que aquilo que focalizo, se expande.

Para eliminá-los, aprendi a fortalecer os positivos, a fazer substituições, além disso, desenvolvi o hábito de colocá-los no papel, escrever sobre eles.

Esta tarefa auxilia na melhora da realidade individual e ajuda a construir uma nova vida e assim, aprender a lidar melhor com os problemas e adversidade da vida.

Após a realização de várias experiências que me auxiliaram a responder a grande inquietude “como lidar com os problemas”, tive uma vontade muito grande de compartilhá-las através de um “E-book”.

O Poder da Rotina Matinal: como um pequeno tempo de dedicação a si pode transforma a vida para sempre”.

Estou disponibilizando o e-book gratuitamente: O Poder da Rotina Matinal

Desejo uma boa leitura e espero que de alguma forma possa contribuir através dessas reflexões!

Um grande abraço! Sucesso!

Você pode gostar também:

Como Usar o Poder da Mente e dos Pensamentos ao Seu Favor. Transforme sua Vida!

Você já Ouviu falar do “Mundo Interno”? Sabia que nossa vida é reflexo do que cultivamos “dentro”?

Qual é o grande segredo da vida? Como é esta realidade para você? Pense nisso!

Persiga Seus Sonhos e Objetivos em Ritmo de Maratonista

A Vida é Feita de Escolhas. Lições de Flávio Augusto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *