Sonhos e objetivos
Mindset

Persiga Seus Sonhos e Objetivos em Ritmo de Maratonista

Quais são os seus maiores sonhos e objetivos? Você tem clareza sobre os seus maiores propósitos de vida?

Sonhos e objetivos

Você já parou para fazer estas perguntas?

Sabia que é totalmente possível realizar seus maiores sonhos, que em primeiro momento pareciam impossíveis?

Vamos refletir um pouco sobre isso.

Você é persistente ou impaciente?

Um dos maiores inimigos da persistência é a impaciência, o desejo de caçar seus sonhos em ritmo de velocista.

Infelizmente, os sonhos que valem a pena nunca estão a apenas cem metros de distância; ao contrário, eles, em geral, estão a quilômetros de distância.

Não obstante a maioria das pessoas tem uma visão ou sonho e, depois, corre o mais rápido que pode para alcançá-lo. O único problema é que na maioria das vezes ficam exaustas logo depois de começar.

Você se lembra da última vez que assistiu a uma corrida de cem metros?

Quer tenha sido nas Olimpíadas quer tenha sido a competição de seu filho, como os corredores pareciam depois de atravessar a linha de chegada e como agiam?

Certamente eles arfavam em busca de ar, alguns deles se ajoelharam, outros sentaram-se ou deitaram-se, e ainda outros apenas davam voltas de cabeça baixa e ofegando, contudo independentemente da condição em que estavam, todos eles estavam sem ar e temporariamente exaustos.

Você consegue imaginar o que aconteceria se no momento em que atravessassem a linha de chegada, o juiz dissesse-lhes: “A corrida não acabou, ainda precisa dar 105 voltas em torno da pista para cruzar a linha de chegada”.

As chances são de que nenhum deles começasse a correr. E se começassem, com certeza, não correriam muito rápido. Na verdade, se eles fizessem alguma coisa além de caminhar, o mais provável é que não mantivessem essa atitude até a linha de chegada.

Em suma, a única coisa que a corrida de cem metros e a maratona têm em comum é o fato de ambas serem corridas.

Elas exigem métodos e estratégias de treinamento totalmente distintos, como também distintos estilos de corrida.

Por mais tolo que seja até mesmo para o mais rápido velocista do mundo competir a sério em uma maratona, é ainda mais tolo você esperar alcançar seu sonho no ritmo de um velocista.

Thomas Edison: o mestre da persistência em perseguir seus sonhos e objetivos.

Thomas Edison e sua equipe trabalharam por quase três anos em seu projeto da luz elétrica. Trabalhavam longas horas por dia, com frequência, de dezesseis a vinte horas.

Eles resolveram problemas com os quais os inventores lutaram por mais de 50 anos. O que você acha que teria acontecido se, todas as manhãs, Edison entrasse em seu laboratório com energia e atitude de velocista?

Imagine-o reunindo sua equipe e dizendo: “Está bem, todo mundo, o negócio é este: quero que todos trabalhem mais rápido hoje do jamais trabalharam. Não quero ver ninguém andando nem mesmo caminhando. Temos de correr, correr, correr. O nome do jogo aqui é velocidade. Vão! Depressa!

Nesse tipo de ritmo, todos teriam desistido em menos de um dia. Mas Edison, o mestre da persistência, sabia que o progresso estável não só faria o trabalho, mas o faria em tempo recorde.

Seu sonho não estava a cem metros de distância, estava a cem quilômetros de distância. Ele e sua equipe tiravam até mesmo sonecas no laboratório. Precisaram de resistência e persistência para terminar sua corrida de longa distância.

Zig Ziglar: seu sonho de perder peso.

Zig Ziglar conta a história de como queria perder catorze quilos em nove meses. Isso soava como uma enorme tarefa pois, no que diz respeito à perda de peso, ele nunca fora bem sucedido na vida.

Então, ele percebeu que para perder esse peso no espaço de tempo que queria representava que teria de perder só 52 gramas por dia.

Isso não só tornou seu objetivo factível, mas também o tornou mais fácil, pois, ele perdeu o peso e nunca o recuperou.

Na prática as dietas radicais nunca funcionam. Quando a pessoa perde 4,5 ou 9 quilos rapidamente, ela os recupera quase com a mesma rapidez, contudo se perder peso gradualmente, ao adotar hábitos de alimentação e exercício factíveis de longo prazo, elas perdem peso e não o recuperam.

Ao perseguir seus sonhos e objetivos siga o exemplo do maratonista.

Esses são apenas alguns exemplos que levam a acreditar que ao ir em busca dos seus sonhos e objetivos, você deve persegui-los em ritmo de maratonista, independentemente do quanto fique tentado a correr!

Não tente completar tarefas demais em um dia nem dar muitos passos em uma semana. Leve o tempo de que precisar para completar de forma correta cada tarefa e cada passo. E complete-os em um ritmo no qual não haja risco de uma desistência precoce. Manter o ritmo certo na busca ou encontro com os sonhos e objetivos não só impacta sua aquisição de persistência, como também é um fator determinante se você realizará, de fato, seu sonho a tempo de desfrutá-lo ou não.

Você também pode gostar:

A Vida é Feita de Escolhas

Qual é o grande segredo da vida? Como é esta realidade para você? Pense nisso!

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *